segunda-feira, novembro 24, 2008

FINALMENTE...AÍ ESTÁ A 1ª VITÓRIA


GAFANHA 66 CENAP 73

É verdade e já era sem tempo, conseguimos a 1ª vitória, coisa que esta equipa apesar de algumas exibições menos conseguidas, já o merecia à bem mais tempo.
Jogo entre duas equipas que ainda não tinham ganho e por isso mesmo um jogo até certo ponto equilibrado. O Gafanha a jogar em casa pretendia alcançar a sua 1ª vitória no campeonato e os seus atletas entregaram-se o máximo que puderam ao jogo, apostando nas transições rápidas e no seu forte jogo exterior (6 triplos só na 1ª parte). Contudo, conseguimos impor a lei do mais forte, estivemos praticamente todo o jogo na frente do marcador, a 3 minutos do fim do 2º quarto estivemos a ganhar 26-40, no entanto o Gafanha não se dando por vencido conseguiu 3 trplos consecutivos, voltando deste modo a equilibrar o jogo, chegando ao intervalo a perder 35-42.
Na segunda parte voltámos a entrar ansiosos e inadaptados à defesa zona apresentada pelo adversário e a deixar que se voltassem a aproximar no marcador, chegando mesmo ao empate já no 4º período. Mas, finalmente fomos mais equilibrados em termos emocionais do que noutros jogos e conseguimos marcar os lances-livres quando foi necessário e aproveitar as vantagens e os nossos pontos fortes. Tirámos extrema vantagem no jogo interior e pela 1ª vez conseguimos ter 4 atletas a passar a barreira dos 10 pontos marcados cada.
Não fizemos um grande jogo mas, conseguimos uma vitória justíssima que era o mais importante nesta fase. Numa semana muito difícil em que não conseguimos fazer um único treino com 10 atletas e apesar das ausências, parabéns a todos pelo empenho, união e vontade de vencer.
Continuemos a trabalhar cada vez mais e melhor para que esta vitória tenha sido apenas a primeira de muitas.
Saudações desportivas e boa semana para todos.

Parciais: 1º Período 16-21, 2º Período 19-21, 3º Período 17-15, 4º Período 14-16
1º Período 16-21, Intervalo 35-42, 3º Período 52-57, FINAL 66-73

Jogaram: Xico (11), Tiago (13), Rui (5), Joel (11), Araújo (0), Filipe (6), Alex (6), Paula (5), Ricardo Fartura (16)

segunda-feira, novembro 17, 2008

MAU DE MAIS...

CENAP 48 ILIABUM 72

Sim é verdade, somámos mais uma derrota e por números bem esclarecedores. Desta vez, não se pode pôr em causa a malapata da derrota, sem fugir ás palavras e ás responsabilidades, foi mais do que justo, tal foi o péssimo jogo que realizámos. Completamente irreconhecíveis sem chegar sequer perto daquela imagem de união, amizade e entreajuda que tem caracterizado esta equipa.
Se em todos os outros jogos apesar das derrotas sempre conseguimos ser uma equipa competitiva, neste, não passámos de uma pálida imagem daquilo que podemos fazer. Em termos ofensivos mantivemos a falta de soluções em ataque e de capacidade para traduzir em pontos as movimentações ofensivas com péssimas percentagens de lançamento. A nível defensivo fomos uma equipa sem alma, sem atitude e sem chama. Se há dias não, este foi claramente um deles.
Apenas no inicio do 1º quarto onde estivemos a ganhar 3-0 e 8-2 e a espaços no fim do 3º período conseguimos equilibrar por alguns momentos o encontro. O Iliabum alheio a tudo isto, sem sentir necessidade de efectuar um grande jogo, obteve uma vitória mais do que justa, destacando-se claramente a qualidade de 2 ou 3 dos seus jogadores que conseguiram, de facto, fazer a diferença, sem que fossemos capazes de encontrar soluções para os parar.
Resta-nos continuar a trabalhar fazendo-o com outra vontade e atitude para só assim podermos aspirar a fazer coisas diferentes.

Parciais: 1º Período 16-21, 2º Período 9-17, 3º Período 9-11, 4º Período 14-23

Jogaram: Murilo (5), Xico (1), Tiago (7), Luís (6), Bruno (1), Rui (6), Joel (10), Araújo (2), Filipe (3), Alex (5), Paula (0), Ricardo (2)

segunda-feira, novembro 10, 2008

DESINSPIRAÇÃO TOTAL

OLIVEIRENSE 45 CENAP 42

Mais uma jornada da CNB2 com a nossa equipa a deslocar-se a Oliveira de Azeméis para defrontar o conjunto local. Trabalhamos bem durante a semana e entrámos em campo com a clara convicção e confiança natural que iríamos sair de Oliveira com uma vitória. Infelizmente as coisas não aconteceram assim e somámos mais uma derrota que penaliza em excesso esta equipa que de forma alguma o merecia.

Num jogo de basquetebol completamente desastrado em termos ofensivos com muito pouco discernimento por parte de ambas as equipas, imperavam os lançamentos falhados e os turn overs. Quem assistiu ao mesmo e foram muitos, certamente não levam saudades deste jogo.

Todo o encontro foi bastante equilibrado, embora dentro deste equilíbrio tenhamos conseguido estar à frente durante praticamente todo o jogo. O 1º período acabou 6-7!!!! e ao intervalo vencíamos 18-19!!!!! Razões: Fizemos na 1ª parte de 2 pontos 4 convertidos em 22 tentados e como é que é possível chegar ao intervalo à frente???!!!!

Na segunda parte após serenar os ânimos com o intervalo e acordarmos entre todos que deveríamos ser mais serenos, dar mais tempo ao ataque e procurar melhores situações de lançamento entrámos em jogo a cometer 6 turn overs em 4 minutos. Apesar de tudo isto o adversário não conseguia ser melhor e na nossa pior fase chegou ao fim do 3º período a ganhar por apenas 1 ponto 29-28.

No 4º e decisivo período, melhorámos a qualidade ofensiva do nosso jogo, aumentaram as percentagens de lançamento e diminuíram os turn overs, passámos definitivamente para a frente do marcador, chegando a 1m30s do fim a ganhar por 37-41. Foi aqui que voltou a malapata e só temos que nos queixar de nós próprios, em 3 ataques consecutivos que fomos para a linha de lance livre, em 6 tentados marcámos 1!!!!!!.
Consentimos um ressalto ofensivo decisivo que valeu o empate e com o jogo empatado a 42 pontos dispusemos de 2 lances livres a 15s do fim, sendo que, falhámos os 2. O adversário com o jogo empatado consegue converter um triplo a 3s do fim tendo-lhe permitido obter a vitória.

Sem querer tirar o mérito ao vencedor porque quando se ganha tem-se sempre mérito, perdemos claramente por culpa própria.Temos de ser mais fortes em termos mentais e mais competitivos nas alturas decisivas do jogo, 3-11 lance-livre!!!! só na 2ª parte, aqui está a razão da derrota.
Jogaram: Luís Grã(3), Xico (2), Tiago (4), Luís (7), Nuno (3), Rui (3), Joel (6), Araújo (0), Filipe (0), Alex (8), Bruno (0), Murilo (6)

domingo, novembro 02, 2008

A PREPARAÇÃO CONTINUA...

Esta equipa não é de deixar os seus créditos por mãos alheias e esta Sexta-feira provou isso mesmo. Após um treino bem rasgadinho no qual a equipa dos sem colete acabou por levar de vencida a equipa dos coletes, foi hora de soar o apito de recolher e foi com muita alegria que verificámos que praticamente todos compareceram à chamada. Entre jogadores, treinadores e directores totalizámos 17 elementos reunidos num jantar muito agradável, com muita união e alegria.
Ementa do jantar:
Sopa de legumes
Pescada cozida com brócolos
Fruta de sobremesa
Água a acompanhar



De saudar também a presença do nosso velho capitão que muita satisfação trás ao grupo.
Aos que não vieram....não sabem o que perderam....
Aos que foram embora mais cedo....não sabem o que perderam....

No próximo fim-de-semana há jogo em Oliveira de Azeméis, é preciso trabalhar com afinco e não faltar aos treinos.