quarta-feira, dezembro 10, 2008

MAIS UMA VEZ...QUASE

CENAP 70 ACADÉMICO DO PORTO 75

É verdade, mais uma vez, quase que ganhámos. Infelizmente já se torna regra, mais um jogo mau perdido e no fim.
Um jogo completamente atípico com grandes oscilações de resultado. No 1º período entrámos muito bem, a atacar de forma pensada e a aproveitar os nossos pontos fortes, em termos defensivos conseguindo ser equilibrados e através do evitar das penetrações e com boas ajudas a parar o ataque adversário. Conseguimos nesta fase estar a ganhar 12-2. A partir dos últimos 2 minutos deste período e durante todo o 2º quarto, passámos a nossa pior fase. Deixámos de jogar colectivamente no ataque exagerando dos lançamentos longos e permitimos inúmeros contra-ataques e penetrações fáceis ao adversário, o que fez com que perdêssemos a vantagem de 10 pontos que tivemos e permitíssemos ao adversário ir para o intervalo a ganhar por 10 (29-39).
No 3º Período voltámos a entrar da mesma forma que acabámos o 2º ou pior (3-11) o Académico conseguiu então a maior vantagem do encontro 32-50. Quando tudo parecia perdido, finalmente lembramo-nos de voltar a querer jogar e querer ganhar. Fizemos então a partir do meio do 3º período e até 3 minutos do fim do 4º, cerca de 12 ou 13 minutos de excelente qualidade, tanto a atacar como a defender colectivamente. Conseguimos recuperar de estar a perder por 18 pontos, para a 3 minutos do fim estarmos a ganhar por 5 (66-61). A partir daqui, voltámos ao mesmo, novamente más decisões, muita precipitação em termos ofensivos o que originou várias perdas de bola sem lançamento. O Académico aproveitou bem os nossos erros e voltou a passar para a frente. A 12 segundos do fim a perder por 2 ainda tivemos a hipótese de levar o jogo para prolongamento mas, voltámos a decidir mau.
O Académico foi um justo vencedor pois apesar de com poucos jogadores e com uma equipa jovem soube aproveitar bem os nossos erros e o facto de só jogarmos a espaços e demonstrou mais maturidade do que nós nas alturas decisivas.
Este jogo volta-nos a fazer pensar que poderíamos perfeitamente estar a fazer um campeonato inverso e que as derrotas acumuladas não reflectem o real valor desta equipa, tendo em conta que equilibrámos praticamente todos os jogos perdendo a maior parte dos mesmos no fim, no entanto, os número não enganam e já são muitas derrotas. A isso não pode estar alheio o facto de no último mês termos feito apenas um treino com 10 jogadores.
Para concluir, quando mais uma vez fazemos percentagens de Lances-Livres de 32%, em 25 tentados convertemos 8, num jogo perdido por 5 pontos, infelizmente não merecíamos ganhar.

Parciais: 1º Período 16-14, 2º Período 13-25, 3º Período 25-21, 4º Período 16-15
1º Período 16-14, Intervalo 29-39, 3º Período 54-60, FINAL 70-75

Jogaram: Xico (4), Tiago (1), Rui (2), Joel (21), Araújo (0), Filipe (0), Alex (4), Paula (3), Ricardo Fartura (18), Luís (17)

Sem comentários: